Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: TLEBS
Ana Silveira Professora LISBOA, Portugal 7K

Gostaria de saber se, nos versos «Quando deu fim à longa narração/Dos altos feitos, grandes e subidos», o constituinte «Dos altos feitos, grandes e subidos» desempenha a função sintática de complemento do nome ou de modificador apositivo do nome e porquê.

Obrigada.

Francisca Santos Estudante Porto, Portugal 4K

«Uma das bibliotecária aproximava-se, segurando com as duas mãos uma caixa vermelha de capa dura». Na análise sintática desta frase, um manual escolar do 10º ano identifica o segmento de capa dura como complemento do adjetivo. Não consigo entender essa classificação. Será que me podem ajudar?

Muito obrigada.

Eulália Gaspar Professora Lisboa, Portugal 14K

Na frase «Ninguém entra no laboratório», qual o tipo de sujeito? Qual a função sintática de «no laboratório»?

Obrigada.

Isabel Lourenço Professora Portugal 6K

Agradecendo, desde já, a vossa ajuda, gostaria que me esclarecessem relativamente à função sintática  do segmento assinalado da frase abaixo.

Na frase «A aparição do rei, à janela, foi importante.», «do rei» é um complemento do nome. Qual é a função sintática de «à janela»?

Cláudia Richard Estudante Vila Real, Portugal 2K

Estou com uma dúvida relativamente às funções sintáticas na seguinte frase: «A Sandra levou o carro de casa para a oficina.» Qual é a função sintática de de casa e de para a oficina?

Alexandra Valente Estudante Aveiro, Portugal 2K

Gostaria que me esclarecessem uma dúvida: como se classificam as orações da frase «Cuida o patife que eu consentia que meu filho se ligasse a uma filha de Tadeu de Albuquerque!», do capítulo 6 da obra de Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição?

Obrigada pela atenção.

Michel Marques Estudante Coromandel, Brasil 4K

«Cruzeiro campeão da copa do Brasil.» ou «Cruzeiro, campeão da copa do Brasil.» Qual maneira está escrita de forma correta? E porquê?

Obrigado pela atenção, Ciberdúvidas .

Raquel Vieira Professora Leiria, Portugal 11K

Na frase «Há uma rede de voleibol, na praia», na praia é modificador ou pode ser considerado complemento oblíquo?

Maria Manuela Neves Casinha Nova Professora Portimão, Portugal 5K

Na frase «Fica sabendo que sou eu que guardo esta casa.», como se classifica a oração «que guardo esta casa»?

Anabela Costa Professora Velas - Ilha São Jorge - Açores, Portugal 3K

complemento oblíquo faz parte do predicado?

Obrigada.