Paulo Nunes da Silva - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Paulo Nunes da Silva
Paulo Nunes da Silva
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Doutorado em Linguísta pela Universidade Aberta, mestre na mesma área pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e licenciado Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses e Ingleses pela mesma faculdade. É professor auxiliar na Universidade Aberta.

 
Textos publicados pelo autor
Teoria discursiva em diálogo
Perspetivas e análises
Por Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira Santos, Carla Marques, Célia Barbeiro

A obra Teoria discursiva em diálogo: perspetivas e análises, da Grácio Editor, em acesso livre, é uma publicação conjunta de sete autores: Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira SantosCarla Marques e Célia Barbeiro, um grupo de investigadores que integra o grupo de I&D Discurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA), pertencente ao centro de investigação CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. O objetivo desta publicação centra-se, tal como anuncia o título, na exploração de um diálogo possível entre diferentes teorias discursivas. Por meio de artigos escritos a duas ou três mãos, os investigadores propõem reflexões e análises que partem de quadros teóricos como o Interacionismo Sociodiscursivo, a Linguística Sistémico-Funcional ou a

Discurso Académico: Conhecimento disciplinar <br>e apropriação didática
Por Paulo Nunes da Silva, Alexandra Guedes Pinto, Carla Marques

Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática é uma publicação da Grácio Editor e organizada por Paulo Nunes da SilvaAlexandra Guedes Pinto e Carla Marques. Reúne um conjunto de artigos que resultam de contributos apresentados no II Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA2) e que, tal como assinalam os organizadores na introdução, partiram de «enquadramentos teóricos e de metodologias diversificadas», materializando o título do encontro «Discurso Académico: Comunidade de investigação e identidade» (pág. 17).

Em termos estruturais, a revista está organizada em três partes: uma primeira parte dedicada às práticas no Ensino Básico e Secundário, uma segunda parte que se debruça sobre as práticas no Ensino Superior e, por fim, uma terceira parte que inclui as contribuições que resultam das apresentações em mesas redondas.

Da parte I, destaca-se o texto «Do ensino explícito da escrita ao desenvolvimento da consciência discursiva», de Ana Maria Simões, que apresenta um estudo de caso de uma turma de português do 12.º ano (último nível do ensino secundário português). A recolha de dados demonstra que o ensino explícito da estruturação do discurso na produção escrita é uma abordagem significativa para o desenvolvimento da consciência discursiva dos estudantes, evidenciando as atividades didáticas que visam a recuperaçã...

Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação
Por Paulo Nunes da Silva

Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação (Universidade Aberta)1 é uma publicação da autoria do professor e investigador Paulo Nunes da Silva.

Este manual foi, nas palavras do seu autor, «concebido e elaborado com o objetivo de apoiar os estudantes da licenciatura em Línguas Aplicadas (LLA), visando melhorar as suas competências de expressão escrita» (p. 9). A verdade, porém, é que o potencial público de leitores da obra ultrapassa em muito o universo definido na apresentação, pois os assuntos aqui tratados são suscetíveis de interessarem a professores, jovens investigadores, alunos em geral e a todos aqueles que têm a escrita como ferramenta de comunicação. Aliás, veja-se como os exemplos de «erros de expressão escrita em textos redigidos por estudantes» (p. 26 e ss.) convocam dificuldades que frequentemente se identificam tanto no domínio escolar não universitário como no plano social.

Assumindo a humilde missão de apresentar propostas de superação de dificuldades evidenciadas pelos estudantes de LLA, Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação cumpre, na verdade, objetivos bastante mais abrangentes, convertendo-se num guia de reflexão e conhecimento sobre vários planos da textualidade.

Em termos estruturais, a publicação organiza-se em 15 capítulos, que tratam, de forma sistemática, e em alguns momentos com profundidade, questões como o discurso académico (cap. 1), o estilo formal (cap. 2), as fases processuais da escrita (caps. 3 a 5), mecanismos de escrita, como a pontuação, o parágrafo ou os conectores (caps. 6 a 8). O autor dedica ainda quatro capítulos (9 a 12) ao tra...