ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

A origem (e o gentílico) do topónimo

[Pergunta] Qual a origem etimológica do topónimo ?

Qual o gentílico de ?

Agradecido.

Luís Mesquita :: Professor :: Vila Real, Portugal

[Resposta] O topónimo e apelido tem origem na forma sala, «de origem germânica, provavelmente do gótico *sala (= ant., alto alemão sal, "casa") [...]» (José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa). Segundo I. Xavier Fernandes (Topónimos e Gentílicos, Porto, Educação Nacional Limitada, 1.º vol., 1941, pág. 329), em Portugal, é nome de «[...] três freguesias no distrito de Viana-do-Castelo e respectivamente nos concelhos de Arcos-de-Valdevez, Monção e Ponte-do-Lima» (mantive a ortografia original). O gentílico respectivo pode ser saense, tendo em conta que esta forma já existe como designação do natural ou habitante de Senador Sá, topónimo do estado brasileiro do Ceará que inclui enquanto apelido.

Assinale-se, no entanto, que, em relação a povoações pequenas, muitas vezes não se usa o gentílico erudito ou semierudito, preferindo-se um nome popular com origem numa alcunha (como acontece até mesmo em grandes cidades: portuense vs. tripeiro) ou construções como «ser de...» («é de Sá»), para referir indivíduos, ou «os de...», «o povo de...», «as pessoas de...», «a gente...» («os de/o povo/as pessoas/a gente de Sá») para designar o conjunto dos naturais e habitantes. A este respeito, como não consegui saber a tradição nos lugares que têm o nome , fica aqui feito um convite a quem queira dar mais alguma informação.

Carlos Rocha :: 23/02/2010

[Léxico]
«Vai de embute»
«Até a»
Topónimos romanos em português
Prototipagem
Potencial e potencialidades
Nocaute e nocautear
"Fabulástico"
Interciclo
O(s) coletivo(s) de raposa
Mantedor e mantenedor

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos