ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Pronome adjectivo

[Pergunta] Uma vez que o pronome é palavra que substitui o nome, ou lhe evita a repetição, como entender o pronome adjetivo, uma vez que este acompanha o substantivo e lhe dá qualidade e não o substitui?

Júlio Donato Bettencourt Leça :: :: Brasil

[Resposta] Na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, define-se pronome como “palavra que às vezes substitui o nome e em geral o dá a conhecer por uma simples indicação ou referência”. E acrescenta-se: “O pronome nem sempre substitui o nome; às vezes, quando tem função e valor de adjectivo, determina-o apenas; mas dá-o sempre a conhecer por meio de uma indicação ou referência.”
Repare-se que a palavra pronome provém do latim pronomen, palavra esta formada pelo substantivo nomen (nome) e o prefixo pro-. Esse prefixo pode significar: que precede, que está em presença, que torna público, dá publicidade, que indica, que se substitui a.
A designação adequada é, pois, a de pronome, à qual certas gramáticas acrescentam o termo “adjectivo”, quando pretendem especificar que ele está a acompanhar o substantivo e de alguma forma o caracteriza, o modifica, como se fosse um adjectivo

M.R.M.R. :: 07/09/2001

[Gramática]
Bósforo (e não Bósporo)
O uso de artigo definido com Ucrânia
O conceito de adjetivo erudito
(na terminologia gramatical brasileira)
Os topónimos Sobral de Monte Agraço, Monte Abraão e Fátima
«Direcionado para/a» e «dirigido a»
Verbo anómalo
O uso do advérbio quão
A conjunção, preposição e adjetivo consoante
A definição de universais linguísticos
Numerais em datas

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos