ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Etimologia e regência do verbo parecer

[Pergunta] Não seria mais correcto dizer: «Ele parece/parece-se como uma águia», e menos: «Ele se parece com uma águia», e muito menos: «Ele parece uma águia», visto que o verbo vem do latim parere (donde também provém o verbo parir), e que também está no verbo aparecer/aparecer (lat. ad+parescere; apparere=ad+parere)? Se se usar outro verbo em lugar do parecer ou aparecer, como o verbo surgir ou mostrar-se, correcto é dizer: «Ele surge ou se mostra como uma águia», e não: «Ele surge ou se mostra com uma águia», que teria um significado totalmente diferente, que é: «Ele se mostra juntamente com uma águia.» Parece-me, pois, que «parecer como» faz todo o sentido no caso em questão, e não «parecer com», que seria «parecer juntamente com». Como é óbvio, na voz passiva também seria com como: «Ele é parecido como uma águia.» E dizer: «Ele parece uma águia», isto parece-me ainda mais privado de sentido.

E também se diz: «Isso parece-me mais como uma águia», ou não? No inglês e alemão, por exemplo, também é usado o como. Inglês: He looks like («como») an eagle. Alemão: Er sieht aus wie («como») ein Adler.

Grato pelo vosso bom serviço.

Markus Dienel :: Estudante :: Trier, Alemanha

[Resposta] Parecer e parir não vêm do mesmo verbo latino. Parecer vem de paresco, verbo derivado, de valor incoativo, de pareo, parēre, «parecer, aparecer, mostrar-se, ser manifestado etc.», e parir vem de pario, parĕre, «parir, dar à luz; pôr (ovos); gerar (com respeito ao pai); produzir (com respeito ao solo, às plantas etc.); criar, inventar; produzir, causar; granjear, obter, adquirir, alcançar» (cf. Dicionário Houaiss). Os infinitivos são semelhantes, mas toda a conjugação é diferente.

Infelizmente as suas propostas não são idiomáticas. Em português diz-se:

«Ele parece uma águia.»
«Ele parece-se com/a uma águia.»
«Ele se parece com/a uma águia» (colocação pronominal frequente no Brasil).

Portanto, o verbo parecer ou parecer-se exige a preposição com ou a preposição a (esta bem menos frequente), não a conjunção como. Cada língua se atém às próprias regras.

Luciano Eduardo de Oliveira/Carlos Rocha :: 08/10/2012

[Últimas Respostas]
Columbo e Sri Jaiavardenapura-Cota
A regência de enfrentamento
«Descuidar alguma coisa», «descuidar de alguma coisa»
Bósforo (e não Bósporo)
«Levantar/formular hipóteses»
Revalidar vs. renovar
Prefácio e introdução
Traçabilidade e rastreabilidade
A sintaxe de implorar e suplicar
O feminino de escorpião

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos