ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

«Não só... mas/como também»,
locuções conjuncionais correlativas copulativas/aditivas

[Pergunta] Como classificar as expressões «não só... mas também» e «não só... como também», tradicionalmente classificadas como locuções conjuncionais coordenativas copulativas?

Helena Vinte :: Professora :: Viseu, Portugal

[Resposta] Integradas nos conetores coordenativos, as expressões «não só... como (também)» e «não só... mas também» são classificadas como locuções conjuncionais correlativas por Gabriela Matos, no capítulo 14 da Gramática da Língua Portuguesa (Lisboa, Caminho, 2003, p. 564), por terem a particularidade de serem «tipicamente binárias», pois apresentam dois membros coordenados na estrutura de coordenação.

Inserem-se, portanto, no grupo das «locuções conjuncionais que assumem a forma de uma expressão descontínua, as chamadas conjunções correlativas [de que] são exemplo expressões coordenativas como: não só... como, não só... mas também, tanto... como, ou... ou, ora... ora, nem... nem, quer... quer» (idem, p. 563). Estas, por sua vez, distinguem-se das conjunções simples (e, nem, ou, mas) que ocorrem isoladamente.

É de referir, também, que as locuções conjuncionais correlativas «não só...mas também, não só...como e tanto...como» são aditivas ou copulativas, enquanto «nem... nem, ou... ou, ora... ora e quer... quer» são alternativas ou disjuntivas. No entanto, quando estabelecem a coordenação de dois sintagmas nominais no singular, estas expressões têm em comum o facto de «desencadearem a concordância verbal plural» (idem, p. 586):

Não só o livro mas também/como a revista chegaram hoje pelo correio.

Nem eu nem tu temos muita coisa em comum.

Naturalmente, enquanto locuções correlativas copulativas/aditivas, as expressões não só...mas também, não só...como e tanto...como «exprimem um nexo aditivo» (idem, p. 567) entre as orações de uma frase, estabelecendo uma estrutura de coordenação copulativa:

O João não só viu o livro como (também) o comprou.

Ele leu não só o livro mas também a revista.

Tu não só não estudas como não deixas os outros estudar. 

Nota: O Dicionário Terminológico coloca, em nota, as conjunções coordenativas correlativas «ou… ou», «nem… nem», «quer… quer», mas não se refere às locuções «não só... mas/como também» [B.3. Classe de palavras, B.3.2. Classe fechada de palavras, Conjunção coordenativa].

Eunice Marta :: 10/05/2012

[Morfologia]
«Vocábulo formal» vs. «vocábulo fonológico»
«De vocês» = «vossos»
Contração ou não: «em nome de», «no nome de»
Juridicidade e juricidade
A subclasse do advérbio certamente
Orografia
Minimercado, tripé, bimotor e pós-graduação
A formação do substantivo aparecimento
O plural dos compostos referentes a cores
O falso prefixo auto

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos