ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

As sílabas de água

[Pergunta] Gostaria de saber quantas sílabas tem a palavra água e o porquê do modo de divisão silábica.

Sónia Manaia :: Consultora :: Albergaria-a-Velha, Portugal

[Resposta] A palavra água é dissílaba, porque é constituída por duas sílabas – á-gua –, sendo um dos exemplos indicados por Cunha e Cintra, na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 54), o que se pode verificar, também, através da consulta do Portal da Língua Portuguesa e do Vocabulário Ortográfico do Português, dois dos recursos disponíveis da responsabilidade do ILTEC.

A divisão silábica faz-se tendo como base «os sons pronunciados numa só expiração [a cada vogal ou grupo de sons], a que se dá o nome de sílaba» (idem). Ora, a palavra água é constituída por uma sílaba formada por uma vogal – á – e por outra formada por um ditongo crescente acompanhado de consoante – gua.

Repare-se que, na segunda sílaba, se observa a presença de um ditongo crescente, pois há o encontro da semivogal (u) + uma vogal (a) = ua.

Eunice Marta :: 05/12/2011

[Gramática]
A voz passiva no latim vulgar
«Tirar conta»
O radical de trabalho
Bósforo (e não Bósporo)
O uso de artigo definido com Ucrânia
O conceito de adjetivo erudito
(na terminologia gramatical brasileira)
Os topónimos Sobral de Monte Agraço, Monte Abraão e Fátima
«Direcionado para/a» e «dirigido a»
Verbo anómalo
O uso do advérbio quão

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos