ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

O contexto das palavras ressurrecto e ressuscitado

[Pergunta] Olá!

Por gentileza, gostaria de saber em qual contexto devo utilizar as palavras abaixo:

Ressurreto
e ressuscitado.

Como sei que devo utilizar uma ou outra?

Obrigada.

Sara Guimarães :: Revisora :: São Paulo, Brasil

[Resposta] Ressuscitado é particípio passado de ressuscitar, ocorrendo associado a um auxiliar: «tinha ressuscitado»; «foi ressuscitado». Pode também ser usado como adjectivo, no sentido de «que ressuscitou» (Dicionário Houaiss): «Cristo ressuscitado.»

Ressurrecto (ou ressurreto)1 é apenas adjectivo e substantivo, não se usando como particípio passado: «que ou quem ressurgiu ou ressuscitou» (idem). A sua aparência de particípio passado irregular deve-se ao facto de ter origem no «lat[im] resurectus, a, um, part[icípio] pas[sado] de resurgĕre, "relevantar-se; reerguer-se, restabelecer-se; reanimar, recomeçar" (idem).

1 O Dicionário Houaiss apresenta ressurreto como variante de ressurrecto, sem mais comentários. O Dicionário Aulete regista apenas ressurecto. Em Portugal, escreve-se ressurrecto, com c audível (a aplicação do novo Acordo Ortográfico não alterará a grafia da palavra).

Carlos Rocha :: 16/07/2010

[Léxico]
Prorrogação e prorrogamento
Estrofe, nome comum coletivo
A etimologia de griséu (Algarve)
A origem dos numerais cem e cento
A origem do substantivo escova
O significado e a pronúncia de estorno
«Parti pris»
Despender e dispêndio
O significado de suessião
A interjeição sus

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos