ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Análise morfológica e classificação morfológica

[Pergunta] Fazer a análise morfológica de uma palavra é o mesmo que fazer a sua classificação morfológica? E é o mesmo que incluí-la numa classe de palavras?

Para melhor entender, pergunto: quando faço uma análise morfológica, por exemplo, da palavra astrografia? Quando digo que é um substantivo feminino, ou quando digo que provém do elemento astro-, mais o elemento -grafi-, + -ia? Se é que alguma constitui uma análise morfológica.

Grato.

António Contreiras :: Profissional de ambiente e ordenamento do território :: Faro, Portugal

[Resposta] Tradicionalmente, a análise morfológica é feita normalmente em relação a um texto, porque as palavras podem ter várias classificações morfológicas, ou melhor, podem pertencer a diferentes classes morfossintácticas de palavras (por exemplo, substantivo, adjectivo, verbo, advérbio, preposição, pronome, etc.).

Exemplos

1 – «Eu como pouco.» Nesta frase, «como» funciona como verbo.

2 – «Como chegaste aqui?» Neste caso «como» é um advérbio.

3 – «Tu estás tão bom como eu.» Nesta frase, «como» é uma conjunção comparativa.

Depois da análise de cada palavra no seu contexto, atribuímos a respectiva classificação morfológica porque a consideramos pertencente a uma classe de palavras.

Fazemos classificação morfológica quando dizemos que astrografia é um substantivo feminino.

Também na perspectiva tradicional, quando dizemos que esta palavra é formada por astro- e -grafia, estamos no domínio da história da língua, pois explicamos como foi formada esta palavra.

No entanto, com o desenvolvimento dos estudos linguísticos, em geral, e da morfologia, em particular, também se entende por análise morfológica a descrição da formação e constituição de palavras. Por conseguinte, considera-se que astrografia é um composto erudito (tem elementos de origem grega), ou, em propostas mais recentes, um composto morfológico.

A. Tavares Louro :: 24/09/2008

[Morfologia]
A subclasse de nublado e estrelado
«Vocábulo formal» vs. «vocábulo fonológico»
«De vocês» = «vossos»
Contração ou não: «em nome de», «no nome de»
Juridicidade e juricidade
A subclasse do advérbio certamente
Orografia
Minimercado, tripé, bimotor e pós-graduação
A formação do substantivo aparecimento
O plural dos compostos referentes a cores

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos