ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

A classificação da expressão «para tanto»

[Pergunta] Gostaria de saber a classificação gramatical da expressão «para tanto» e sinônimos.

Elizabete Gomes :: Professora e estudante :: Florianópolis, Brasil

[Resposta] A expressão «para tanto» está atestada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa com o seguinte significado: «para tal coisa acontecer». «Para tal» e «para isso» serão sinónimos adequados, nesse sentido.

Quanto à classe gramatical, trata-se da combinação entre uma preposição (para) e um pronome indefinido (tanto). Não sendo uma locução, «para tanto» não tem uma classificação gramatical que englobe as duas palavras.

Note-se, ainda, que «para tanto» pode não ter o significado a que nos referimos, se se empregar em contextos em que tanto é determinante. Por exemplo, «Para tanto café, vais precisar de duas caixas». Nesta frase, «para tanto» corresponde a preposição + determinante indefinido (ou quantificador existencial, de acordo com a versão revista da Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário — TLEBS) e o seu significado é «para tal/tamanha quantidade de».


Sara Leite :: 08/07/2008

[Discurso/Texto]
Uso de artigo definido com Fundão e Póvoa de Atalaia
O título, uma unidade textual
«A pera, quando madura, há de cair»
A fórmula de agradecimento «bem haja(m)»
A expressão «sentir o chão fugir»
«Meu marido», «minha mulher»
Pergunta retórica e interrogação retórica
«Porque é que» (e não «"porquê" que»)
Métrica: palavras esdrúxulas em final de verso
1,2 milhas por extenso

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos