ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

O locutor e o interlocutor

[Pergunta] Como identificar o locutor e o interlocutor de um texto?

Paulo Rodrigues de Oliveira :: Estudante :: Belo Jardim, Brasil

[Resposta] 1. No texto dialogal (entrevista, debate, chat, etc.), há duas (ou mais) instâncias produtoras de discurso que interagem: aquilo que um interventor diz determina e é determinado pelo que lhe é dito pelo outro interventor. Os locutores num texto dialogal são automaticamente interlocutores e são identificados à cabeça do texto.

2. Num texto não dialogal, ou seja, em textos dominados por sequências descritivas ou narrativas ou instrucionais ou argumentativas, o locutor é a instância que produz a enunciação, e o interlocutor é aquele a quem se dirige a enunciação.

2.1. O interlocutor pode estar explicitado:

— por um vocativo:

«Aceitou este Maia; mas, gostando dele, e muito, por que é que não acabava de casar? Por quê? Eis aí o mais difícil de aventar, amigo leitor. Jucunda não sabia o motivo» (in Machado de Assis, D. Jucunda).

— através de formas pronominais e verbais de 2.ª pessoa:

«Não há um homem que em um sermão entre em si e se resolva, não há um moço que se arrependa, não há um velho que se desengane. Que é isto? (...) Quero começar pregando-me a mim. A mim será, e também a vós; a mim, para aprender a pregar; a vós, que aprendais a ouvir» (in Padre António Vieira, Sermão da Sexagésima).

2.2. O interlocutor tem de ser inferido: por exemplo, as respostas dadas aqui, no Ciberdúvidas, têm como interlocutor imediato o consulente que faz a pergunta. Isso sabe-se porque o enquadramento comunicacional em questão é o de um consultório linguístico.

Ana Martins :: 10/01/2008

[Discurso/Texto]
A expressão «sentir o chão fugir»
«Meu marido», «minha mulher»
Pergunta retórica e interrogação retórica
«Porque é que» (e não «"porquê" que»)
Métrica: palavras esdrúxulas em final de verso
1,2 milhas por extenso
O uso de mesmo com expressões temporais
A concordância com cada, retomado por um pronome pessoal
«À memória de...» vs. «em memória de...»
Linguagem/registo formal e informal

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos