ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Campo lexical, campo semântico, família de palavras, área vocabular, novamente

[Pergunta] Li no vosso “site” que área vocabular era o mesmo que família de palavras. Mas, noutros sítios, li que campo lexical é sinónimo de família de palavras, uma vez que existe um radical comum a todas as palavras, e que área vocabular é sinónimo de campo semântico, uma vez que há uma relação de significação entre as palavras. Afinal, em que ficamos? Estou com um nó na cabeça!

Teresa Francisco :: :: Portugal

[Resposta] É preciso algum cuidado com a distinção entre campo lexical, campo semântico, família de palavras e área vocabular, porque um mesmo termo pode ser usado por abordagens diferentes com um sentido específico. Embora se trate de uma terminologia bastante antiga (fala-se de campos semânticos e de campos lexicais desde há quase um século), parece que a sua adaptação à divulgação da gramática não tem sido feita de maneira coerente. Ao procurar saber um pouco mais acerca das estruturas lexicais, o curioso ou o estudante têm de estar prevenidos: neste matéria, os termos e os conceitos podem variar bastante, porque estão ligados a uma perspectiva particular e não passaram por uma uniformização de carácter didáctico.

Assim, área vocabular é um termo ambíguo que tanto pode identificar-se com família de palavras como com campo semântico. Por outro lado, segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, família de palavras identifica «o conjunto de todas as palavras que se agrupam em torno de um radical comum, do qual se formaram pelos processos de derivação ou de composição» (pág. 83).

Em relação ao campo lexical, as palavras estão relacionadas morfológica e etimologicamente. Uma vez que se criam novas palavras e se muda a relação entre os lexemas que formam um campo, os campos lexicais não estão fixos numa língua. Por exemplo, para a palavra mar podemos formar um campo lexical com as seguintes palavras: marinheiro, marítimo, maresia, amarar, etc.

As palavras que se relacionam através de um dado conceito pertencem ao mesmo campo semântico ou área vocabular. O campo semântico é representado por um conjunto de unidades lexicais, expressões lexicalizadas ou outras unidades lingu[ü]ísticas, unidas semanticamente por traços comuns ou pelo sentido em torno de um conceito-chave.

Por exemplo, o conjunto de unidades que pertencem ao campo semântico de mar pode ser o seguinte: barco, peixe, maré, praia, rocha, pesca, etc.; ou, ainda, as unidades que fazem parte do campo semântico morte são: dar o badagaio, bater a bota, partir, ir desta para melhor, falecer, apagar-se, etc.

Por outras palavras, enquanto na definição de campo lexical nos baseamos no radical da palavra, no campo semântico consideramos as palavras relacionadas pelo sentido ou ligadas semanticamente.

Em conclusão, dentro de certas perspectivas, não está errado definir uma área vocabular como uma família de palavras, na medida em que estamos a referir-nos a um conjunto de vocábulos que partilham um mesmo radical.

Carla Viana/Carlos Rocha :: 21/11/2006

[Últimas Respostas]
Demos e dêmos
Cheiíssimo
A sintaxe do verbo viajar
Cromossoma
A definição de «mudança linguística»
Garantia e garante
Equestre e equina
Lendário e legendário
A pronúncia de Saragoça/saragoça
Mesóclise no meio de uma frase

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos