ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

«Tapar o sol com a peneira»

[Pergunta] Como e quando surgiu a expressão «Tapar o sol com a peneira»?

Grato.

Márcio Osório :: :: Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil

[Resposta] Não encontrei qualquer informação sobre a origem da expressão «Tapar o sol com a peneira» [«Fazer um esforço mal sucedido para ocultar uma asneira»]. No Dicionário de Provérbios, Locuções e Ditos Curiosos, de Magalhães Júnior, Editora Comentário, Rio de Janeiro, 1974, vem uma explicação do seu sentido, salientando a inutilidade da a(c)ção, pois não é possível impedir o sol de passar pelos orifícios, ou pela estrutura reticular, da peneira.
Porém, o fa(c)to de existirem expressões semelhantes noutras línguas – francês: «couvrir le soleil avec le blutoir»; inglês: «cover the sun with the bolter»; italiano: «per coprire il sole di bullonatore»; etc. – permite concluir que se deve tratar de uma expressão antiga.
Saliente-se ainda que em latim expressões semelhantes, com o mesmo significado: ‘Cribro aquam haurire’ ou ‘Lympham cribro infundere’; ou ainda: ‘Aquam in cribro gerere’ (Apanhar água com a peneira).

Edite Prada :: 24/06/2005

[Léxico]
O significado de sedição
A expressão latina «et cetera» (etc.)
Direções como anglicismo
O regionalismo empalear
Truísmo
A regência de inscrever-se
A origem de «dama de honor»
Origem de fronteira
A etimologia de observar
A regência de compenetrado

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos