ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Mãozinha, cafezinho, etc.

[Pergunta] Gostaria de saber como se escreve o diminutivo de algumas palavras que são acentuadas com um til. Por exemplo: mão, irmã, manhã, pão, cão, entre outras.
Nestas palavras o til mantém-se?
E em palavras como: café, pé, chaminé, boné?

Agradeço a disponibilidade de esclarecimento.

Ilda Freire Ribeiro :: :: Portugal

[Resposta] Têm sempre til, que não é um acento mas um sinal ortográfico. Por isso, o diminutivo de mão é mãozinha; de irmã é irmãzinha; de manhã é manhãzinha; de pão é pãozinho; e de cão é cãozinho.

Já os diminutivos dos substantivos acentuados perdem o respe(c)tivo acento gráfico na formação do diminutivo. Por isso, café faz cafezinho; faz pezinho; chaminé faz chaminezinha, e boné faz bonezinho ou bonezito.

Esta regra foi estabelecida pelo Decreto n.º 32/73 de 1973, segundo o qual se deixou de pôr acentos (graves ou circunflexos) nas sílabas subtónicas dos advérbios terminados em mente (ex.: placidamente, portuguesmente) e nas formas derivadas com sufixos iniciados por z (sozinho, mazinha, além dos exemplos atrás ilustrados).

J.M.C. :: 04/05/2004

[Morfologia Flexional]
Alternância vocálica do verbo subir
Plural de apelidos (sobrenomes)
Subclasses verbais
A conjugação de pôr
As formas finitas e não finitas dos verbos
Faz e faze
A classe de satisfeito: particípio passado, ou adjetivo?
A locução logo que com tempos do conjuntivo (Bárbara)
Futuro simples vs. futuro perifrástico: história
Pagado, ganhado e gastado: particípios em desuso?

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos