ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Contexto/contesto: palavras parónimas

[Pergunta] Gostaria de saber se contesto (do verbo contestar, na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo) e o substantivo masculino singular contexto são consideradas palavras parónimas e/ou homófonas.
Grata pela resposta.

Francisca Sepúlveda :: :: Portugal

[Resposta] As palavras que apresenta são consideradas palavras parónimas, visto que têm uma grafia semelhante (contexto/contesto), um som semelhante (cont[eis]to/cont[és]to) e um significado diferente (contexto: enquadramento de ideias/contesto: 1.ª pessoa do presente do indicativo do verbo contestar – questionar; opor-se...).

Para que estas palavras fossem classificadas como homófonas, teriam de ter, para além da grafia e do significado diferentes, o mesmo som, como é o caso de à e , em que a primeira é a contracção da preposição a com o artigo definido, feminino, singular a; e a segunda é a forma do presente do indicativo do verbo haver.

Marta Pereira :: 14/02/2003

[Gramática]
O radical de trabalho
Bósforo (e não Bósporo)
O uso de artigo definido com Ucrânia
O conceito de adjetivo erudito
(na terminologia gramatical brasileira)
Os topónimos Sobral de Monte Agraço, Monte Abraão e Fátima
«Direcionado para/a» e «dirigido a»
Verbo anómalo
O uso do advérbio quão
A conjunção, preposição e adjetivo consoante
A definição de universais linguísticos

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos