ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A língua é o que é

texto descritivo da imagem

Damos, neste dia, merecido destaque a mais um excelente artigo de Sírio Possenti, linguista da Universidade Estadual de Campinas, sobre a ação judicial levantada pelo Ministério Público de Uberlândia contra o Dicionário Houaiss:

«Pedir que a edição seja recolhida ou modificada é equivalente a pedir que se retirem animais de catálogos da fauna, ou que livros de anatomia suprimam órgãos ou partes do corpo que pareçam ofensivos (intestino grosso, pênis, cordas vocais etc., conforme o gosto ou o olhar do leitor – você já viu cordas vocais de perto?).» Ler o artigo na íntegra aqui.


E para todos os que se interessam por questões de língua – materna e estrangeira – recomendamos a leitura do (já clássico) livro A Short History of Linguistics, de R. H. Robins, com tradução para o português do Brasil. Até porque, agora, a história da linguística é amplamente reconhecida como matéria de ensino.


Está em foco, novamente, nesta atualização, o uso facultativo dos pronomes relativos que ou quem, por isso aconselhamos uma revisão da matéria, consultando este apanhado.

Entretanto, na rubrica Pelourinho, um texto sobre o mau uso do pronome relativo onde em duas noticias de jornal, apontado pelo jornalista Wilton Fonseca na sua crónica semanal no jornal português "i".


O programa Língua de Todos (de sexta-feira, 09 de março, às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 09h15*) é dedicado ao acervo em torno do português de São Tomé e Príncipe, numa conversa com a professora Rita Gonçalves, acervo esse que  faz parte de um projecto amplo, desenvolvido pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, sobre a bibliografia existente respeitante às variedades do português nos países africanos de língua oficial portuguesa.

Por sua vez, na emissão de Páginas de Português de domingo, 11 de março, às 17h* (na Antena 2): Os ziguezagues à volta da aplicação do Acordo Ortográfico em Portugal. Entrevistas com o secretário de Estado da Cultura português, Francisco José Viegas, e com o linguista brasileiro Godofredo de Oliveira Neto, membro da Comissão Científica do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (onde se trabalha já para o Vocabulário Ortográfico Comum, para os oito países da CPLP).

*Hora oficial de Portugal.


texto descritivo da imagemA Ciberescola, na secção Cibercursos da Língua Portuguesa, e o Laboratório de Sistemas de Línguas Faladas do INESC-ID vão lançar o Curso Ouvir e Falar em Português, com início no próximo dia 2 de abril. O curso é gratuito, tem a duração de três meses e destina-se a aprendentes com pelo menos 6 meses de aprendizagem formal do português como língua estrangeira/língua segunda. Consultar página de candidaturas aqui.




texto<br><br> descritivo da imagem

texto descritivo da imagem

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 09/03/2012

[Aberturas]
Acordo Ortográfico: Moçambique prevê ratificar, Angola ainda não
A bicha, a fila e outras confusões linguísticas
Peregrinação: «um olhar especial sobre as palavras»
Páscoa, nome próprio:
dos primórdios hebraicos ao português atual
Atualizações do consultório com pausa até 21 de abril
Novo dicionário de português lançado na Galiza
"Dezóito" ou "dezôito"?
Promover a língua pelo jornalismo e pelo ensino
nos 40 anos do 25 de Abril
Pela língua portuguesa, na rádio e na televisão
Do latim científico ao português coloquial

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos